segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Jeito certo. Jeito errado.

Mas hein?
Como eu disse anteriormente, não basta colocar uma rampa na porta do seu prédio pra considerar ele acessível. Por melhores que sejam as intenções, se não forem seguidas algumas regras básicas acaba acontecendo como na primeira foto deste post. 
Para isso a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou a NBR 9050, que trata da acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência a edificações, espaço, mobiliário e equipamento urbanos. Essa norma é essencial para quem está construindo, reformando ou projetando edifícios, e uma leitura bem vinda para nossa prefeitura.
O documento está disponível para download no site do Ministério Público Federal, juntamente com outras normas para acessibilidade em transportes, comunicação em tv, caixas automáticos e outras.
A foto a seguir mostra um exemplo do jeito certo: uma rampa de acesso construída numa calçada de Curitiba. Note o piso tátil indicando o acesso para deficientes visuais(a parte mais escura) e a ausência de desnível entre o asfalto e a rampa (problema irritantemente comum em nossa cidade):

Este é o jeito certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a questões legais, todos os comentários estão sujeitos a moderação.